• Teresina
  • São João do Piauí
  • Cristino Castro
  • Pedro II
  • Campo Maior
  • Oeiras
  • Campinas do Piauí
  • Teresina
    por R2 Comunicação
  • São João do Piauí
    por R2 Comunicação
  • Cristino Castro
    por R2 Comunicação
  • Pedro II
    por Promotor Carlos Rubem
  • Campo Maior
    por Promotor Carlos Rubem
  • Oeiras
    por Promotor Carlos Rubem
  • Campinas do Piauí
    por Promotor Carlos Rubem
Newsletter
Cadastre-se e receba as notícias da APMP em seu Email

Preencha acima e clique na tecla Enter
 

Parceiros

MP Oline JustVida

Notícias

Caravana do Ministério Público pela Paz no Trânsito mobiliza cidade de Picos  | (09/11/2017)


O dia começou agitado na cidade de Picos, sul do Piauí, por conta do início das atividades da Caravana do Ministério Público – Pela Paz do Trânsito e em Defesa da Vida. Logo no início da manhã desta quarta-feira (08/11), foi realizada uma grande carreata pelas principais vias da cidade. Veículos do próprio Ministério Público do Estado, da Prefeitura de Picos, do SEST SENAC, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, do SAMU e de outras organizações se mobilizaram, transmitindo uma mensagem sobre a importância da construção da cultura de paz. Simultaneamente, a PRF realizou blitzen em três locais, com fins principalmente educativos, mas autuando os condutores que estavam em situação irregular. Outras equipes, constituídas por servidores de vários órgãos, distribuíram material informativo em tendas montadas nas praças Félix Pacheco, Josino Ferreira e João de Deus Filho. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que trouxe o ônibus do projeto #MPemAção, também iniciou os atendimentos ao público logo cedo.

Às 10h30, teve início a solenidade oficial de abertura da Caravana, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura. O chefe do Ministério Público estadual agradeceu a todos que viabilizaram a realização do evento, ressaltando a importância do engajamento geral para a proteção das vidas no trânsito. “O projeto MP pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida almeja muito mais do que apresentar ideias. Visa aperfeiçoar o intercâmbio com parceiros, discutir problemas e alcançar soluções que beneficiem a sociedade”, declarou, durante seu discurso. “Importante enfatizar que a perda de uma vida representa uma perda irreparável para a humanidade. Números e estatística servem de parâmetro para agirmos melhor e da forma mais adequada. Contudo não aplacam a dor dos que ficam, não miniminizam as perdas dos sequelados, não fazem o tempo voltar; prestam-se apenas para mostrar como devemos agir para correção de erros e superação de problemas”, frisou o Procurador-Geral.

O Governo do Piauí foi representado pelo Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Daniel Oliveira. Ele destacou que a violência no trânsito sobrecarrega o sistema de saúde, as forças policiais e o sistema penitenciário, consumindo recursos que poderiam ser aplicados em outras áreas de interesse social. Já o Prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, agradeceu ao Ministério Público pela realização da caravana e frisou que já está articulando a continuidade do trabalho. O chefe do Poder Executivo ressaltou que é importante incluir a educação para o trânsito nas escolas municipais, pois a conscientização deve começar logo na infância. Também participaram da mesa de honra o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos, o coordenador do PROCON no Piauí, Nivaldo Ribeiro, a Assessora Especial de Planejamento e Gestão do PGJ, Itanieli Rotondo, e o Diretor do Campus da UFPI em Picos, Prof. Dr. Gleison Monteiro, que representou os anfitriões do evento.

Durante a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça ainda assinou um termo de cessão que formaliza a transferência de equipamentos e mobília do Ministério Público para aparelhamento do PROCON Municipal de Picos. Ainda na manhã de hoje, os servidores da sede do PROCON Estadual conduziram o curso de capacitação para os futuros atendentes da unidade municipal.

A programação solene foi encerrada com apresentação de cases de sucesso, com exemplos de atividades que contribuíram efetivamente para a melhoria da qualidade da convivência no trânsito. O Promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo foi o primeiro a se apresentar. Ele frisou que o comprometimento é a palavra-chave para a transformação da realidade social. Já o Promotor de Justiça Sebastião Jackson Borges, que é natural de Picos, falou sobre experiências exitosas em São João do Piauí. De acordo com ele, o Ministério Público sedimentou parcerias com as forças policiais para incremento da fiscalização

À tarde, a programação seguirá com oficinas temáticas, ainda no campus da UFPI. Logo depois, a equipe se dividirá entre unidades escolares para condução de atividades de conscientização. À noite, a PRF e o SAMU, apresentarão o Cinema Rodoviário e uma simulação de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito.


Com informações do Ministério Público do Piauí




Mais Notícias

 
por m@rc05!r@n