O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, juntamente com a Procuradora Geral da Justiça, Zélia Saraiva Lima e a assessora da Procuradoria Geral, Janaína Rose, reuniram-se, na tarde desta sexta-feira (10), com o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), para pedir apoio contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 37. O parlamentar, que já havia se pronunciado publicamente contra o relatório da PEC, reiterou que é contra a retirada do poder de investigação do Ministério Público.
Para o parlamentar, concentrar a capacidade de investigação dentro de poucos órgãos ou instituições é um equívoco. O deputado federal defende que a fiscalização deve ser feita por todos os órgãos que a lei permita. “Sou a favor de que o Ministério Público mantenha o seu poder de investigação”, declara Jesus Rodrigues, ao destacar que vai mobilizar a bancada petista para votar contra a PEC 37, que deverá ser votada em duas sessões na Câmara Federal e duas no Senado, em junho.
O presidente da Associação Piauienses do Ministério Público, Paulo Rubens Rebouças, pontua que no Piauí menos de 10% dos crimes são apurados. “Isso demonstra que é preciso mais instituições investigando os crimes no Estado. Além disso, é preciso que exista uma articulação entre estas instituições para que o resultado seja positivo”, destaca Paulo Rubens.
Para a Procuradora Geral, Zélia Saraiva, a reunião foi bastante positiva. “O posicionamento do deputado federal Jesus Rodrigues foi muito bom para a nossa campanha”, frisa a Procuradora.
Além de Jesus Rodrigues, os deputados federais Júlio César (PSD) e Iracema Portela (PP) já se manifestaram publicamente contra a PEC 37.