Associação Piauiense
do Ministério Público

Associação do Ministério Público participa de encontros LGBT

 

 
A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) participou, na última semana, do VII Encontro Municipal de Travestis e Transexuais e VI Encontro Municipal de Gays, realizado na Secretaria Municipal da Cidadania, Trabalho e Assistência Social de Teresina (Semtcas).
 
O tema do evento foi “Por um Estado Laico e a garantia dos Direitos Humanos”. Palestras sobre a temática foram ministradas pelo psicólogo Danilo Camuria e pelo o advogado Tiago Iglesias, da Comissão de Diversidade da OAB-PI.
 
A promotora de Justiça do Myrian Lago fez a palestra inaugural do encontro, explanando sobre o significado e o sentido do Estado laico. "O Estado Laico garante a liberdade de crença. Não é contra a religião, é a favor da pluralidade de entendimentos, onde cada um possa professar sua fé ou até fé nenhuma", pontua.
 
Representando a APMP, o presidente da Associação, Paulo Rubens Parente Rebouças, enalteceu a importância do evento e destaca que é necessário ampliar e trazer a sociedade para a discussão sobre as políticas voltadas à inclusão da comunidade LGBT.
 
As entidades e autoridades presentes criticaram projeto de “Cura Gay”, de autoria do deputado federal João Campos (PSDB-GO), líder da bancada evangélica da Câmara, que prevê a atuação de psicólogos na “cura” de homossexuais.
 
Os participantes teceram elogios ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo eles, o órgão tem avançado mais do que o Legislativo na busca por conquistas ao público LGBT.
 
Outro tema abordado no encontro foi “Teologia Inclusiva”, que trata sobre a "igreja inclusiva" e não "exclusiva".