O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima e a deputada estadual Amparo Paes Landim (PSD), se reuniram na Assembleia Legislativa do Piauí para debater a implantação do projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”.
O projeto tem por objetivo desenvolver ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher nas escolas municipais e estaduais do Piauí, bem como formar multiplicadores para desenvolver ações de prevenção através de mecanismos proveniente da educação e do diálogo. Também busca sensibilizar os educadores, pais e estudantes através de práticas escolares e do diálogo.
De acordo com o promotor Francisco de Jesus, que atua no Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), a lei desconstitui a violência promovendo o diálogo.
“A violência está ligada à cultura machista e isso pode mudar a partir das escolas. Os professores irão levar isso aos alunos para que se construa uma sociedade sem violência", pontua Francisco.
Ainda segundo o promotor de Justiça, a Lei Maria da Penha levará aos professores as medidas preventivas para o combate a violência contra as mulheres.
“Hoje, 33% dos processos do Ministério Público dizem respeito à violência doméstica. Tramitam 5 mil processos dessa natureza no Piauí. As maiores vítimas são mulheres entre 25 a 45 anos, crianças e adolescentes”, observa.
A deputada Amparo Paes Landim destaca a importância do projeto para professores e alunos. “Achamos interessante essa ideia do promotor Francisco de Jesus. Estamos dispostos, como parlamentares, em fazermos essa parceria", garante.
No Piauí, O projeto será realizado em três etapas a serem sugeridas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nas regiões Norte, Sul e Sudeste. A execução do projeto será até fevereiro de 2014.