Associação Piauiense
do Ministério Público

Ministério Público do Piauí lança Caravana nesta sexta (13)

 
 
Nesta sexta-feira (13), às 9h, será lançada, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, a Caravana do Ministério Público. A ação, que tem como objetivo principal visitar municípios do interior do Estado para fortalecer o relacionamento entre o MP e a sociedade, conta com o apoio da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP).
 
A Caravana busca, ainda, levar à comunidade as campanhas institucionais do Ministério Público, bem como colaborar para fortalecer os mecanismos de controle social, como em relação à gestão dos recursos públicos, por exemplo.
 
“A APMP irá divulgar o trabalho dos promotores em um momento do evento, bem como ouvi-los em todas as regiões do Piauí visitadas pela Caravana, com a finalidade de elaborar um diagnóstico da situação do Ministério Público no interior, buscando adotar providencias no sentido de cobrar melhor estrutura e condições de trabalho mais adequadas para os nossos colegas”, explica o presidente da Associação, Paulo Rubens Parente Rebouças.
 
A primeira Caravana está marcada para o dia 23 de setembro. As equipes do Ministério Público visitarão a região dos municípios de Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. As caravanas estão organizadas conforme as microrregiões, relacionadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contemplarão todo o Estado.
 
A Caravana do Ministério Público é resultado do Plano de Contingência formulado pela administração superior do MP-PI para atender às reivindicações populares que tomaram as ruas, recentemente. A instituição deseja agilizar o processo de transformação social, dando prioridade às principais necessidades da população.
 
Programação de lançamento da Caravana do MP
 
8h – Abertura do Evento
8h20h – Palestra: O Ministério Público e Conselhos Sociais: parceria em prol do fortalecimento da democracia. (Márcio Soares Berclaz - Promotor de Justiça/PR, Mestre em Direto pela UFPR com a dissertação “A natureza político-jurídica dos Conselhos Sociais no Brasil: uma leitura a partir da Política da Libertação e do Pluralismo Jurídico”).
10h20 – Apresentação do Projeto: Caravana do Ministério Público
11h20 – Coffee Break
11h30 – Coordenadoria do CAO de Defesa da Infância e da Juventude
12h10 – Coordenadoria do CAO de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso
12h50 - Coordenadoria do CAO de Defesa do Meio Ambiente
13h30 – Almoço
14h30 - Coordenadoria do CAO de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público
15h10 – Coordenadoria do CAO de Defesa da Cidadania e da Saúde
15h50 - Coffee Break
16h - Educação
16h40 - Coordenadoria do CAO às Promotorias de Justiça Criminais
17h20 - Encerramento