A Caravana do Ministério Público do Piauí, lançada no início do mês, realizou sua primeira atividade, nessa terça-feira (24), no município de Corrente, região Sul do Estado. Nessa quarta (25), a Caravana esteve na cidade de Bom Jesus.
A Caravana tem como objetivo principal visitar as cidades do interior para estreitar o vínculo entre o Ministério Público e a sociedade, bem como ampliar o acesso da comunidade às campanhas institucionais do órgão. Nessa perspectiva, a Caravana busca, especialmente, num primeiro momento, debater o fortalecimento dos Conselhos Sociais, incrementando, dessa forma, um dos mais importantes mecanismos de controle social.
“A boa receptividade que temos tido da população reflete a importância do Ministério Público para a melhoria da sociedade. O MP dá mais um importante passo no sentido de, efetivamente, colaborar com a busca de soluções eficazes contra os problemas enfrentados pela comunidade, como a corrupção e a impunidade, e na consolidação de um movimento que permita a transformação social de fato”, pontua o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças.
Para a procuradora geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, “o Ministério Público precisa aproximar-se ainda mais da sociedade, fazê-la enxergar nele um aliado na defesa dos direitos e na proteção dos valores da cidadania. A população deve ter consciência de que é corresponsável, por exemplo, pelo combate à corrupção através da fiscalização da aplicação de recursos públicos e que os Conselhos Sociais são os instrumentos mais diretos para isso”.
O promotor de Justiça Rômulo Cordão, que atua na Comarca de Corrente, observa que a ida da Caravana ao Extremo Sul do Piauí “reforça a responsabilidade do MP para com o interesse público. É um momento ímpar na história do Ministério Público”.
A Caravana do Ministério Público também realiza visita a órgãos públicos, hospitais e atendimento à população, oficinas sobre saúde, segurança pública, defesa da pessoa com deficiência, defesa da infância, combate à corrupção, dentre outros temas.