Um grupo de promotores se reuniu no último sábado (23) para participar de um Curso de Tiro, promovido pela Associação Piauiense do Ministério Público (APMP). As aulas aconteceram na sede do Centro Técnico de Formação de Vigilantes (CET-SEG), localizado na zona Sul de Teresina.
Com uma carga-horária de 10 horas, o curso foi ministrado pelo tenente coronel da Polícia Militar do Piauí, Sousa Filho. Na aula, os promotores tiveram acesso a informações sobre o manejo da arma, regras de segurança e fundamentos do tiro, entre outras informações. O curso também contou com aulas práticas.
“É fundamental saber manusear a arma de uma forma correta. Além disso, é importante lembrar os riscos gerados pelo excesso de confiança adquirido por quem usa uma arma há muito tempo e reforçar a importância de sempre agir de acordo com as regras de segurança”, alertou o instrutor Sousa Filho.
O promotor Plínio Fabrício, que atua no município de Pedro II, localizado na região Norte do Piauí, foi um dos participantes do curso de tiro e destacou a importância da iniciativa. “Se há a necessidade de usarmos armas, é importante que isso seja feito com cautela e conhecimento”, afirmou Plínio Fabrício, que participa do curso pela segunda vez.
O curso de tiro faz parte do Projeto de Apoio à Segurança do Membro do Ministério Público. A APMP custeou 50% do valor do curso e da realização do Teste de Capacidade Técnica para Registro e Manuseio de Armas de Fogo.