Associação Piauiense
do Ministério Público

Caravana do Ministério Público encerra programação de 2013

 
 
Aconteceu nessa segunda-feira (25), em Teresina, a última etapa da Caravana do Ministério Público do Piauí. O evento contou com a realização de palestra, mesa redonda e cursos, realizados durante todo o dia.
 
“Hoje é um dia para demonstrar gratidão. Agradeço imensamente a cada um que colaborou e deu tudo de si para a realização deste projeto, principalmente às comunidades que nos acolheram calorosamente de Norte a Sul do Estado”, destaca a procuradora geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima.
 
A professora Maria Dalva Macêdo Ferreira, que ministrou palestra sobre controle social e políticas públicas, destaca que a Caravana tem importância singular no estreitamento do Ministério Público com a sociedade.
 
Para o presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, “a Caravana do Ministério Público fortalece, ainda mais, os laços do MP com a sociedade, na medida em que vai ao encontro da comunidade por meio das campanhas institucionais”.
 
Já da mesa redonda, mediada pelo promotor de Justiça Glécio, participaram a promotora Luzijones Façanha, o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Rebouças, e o advogado Lúcio Tadeu.
 
O debate girou em torno do funcionamento dos conselhos sociais. “Os conselhos podem ter o Ministério Público como um parceiro, mas eles também possuem autonomia para ingressar com as ações, caso sejam detectadas irregularidades na Administração Pública”, pontua Luzijones.
 
Os cursos foram ministrados em salas de aula dos blocos B e C do Centro Universitário UNINOVAFAPI e no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
 
O evento contou com a presença da corregedora geral do Ministério Público, Rosângela de Fátima Loureiro Mendes; da procuradora de Justiça Raquel Normando; coronel José Albuquerque, representante da Polícia Militar do Piauí; secretário geral Adjunto da OAB-PI, Antomar Gonçalves Filho; promotores e procuradores de Justiça.