O Ministério Público do Piauí, através do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), lançou, no dia 6 de junho, a campanha “Lei Maria da Penha e Mobilidade”. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, Centro de Teresina.
A campanha consiste em ações informativas e preventivas sobre a Lei Maria da Penha. Para isso, o órgão firmou parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), que disponibilizou 20 ônibus para divulgação dos materiais durante o período da copa do mundo.
De acordo com o coordenador do Nupevid, promotor Francisco Jesus Lima, a finalidade da campanha é informar para as mulheres que sofrem de violência doméstica ou familiar que existe uma rede de proteção nas esferas jurídica, psicológica e social. “Queremos que as mulheres saibam onde recorrer, aumentando, assim, o número de denúncias”, explica.
Para o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, a campanha é muito positiva, pois, além de informar a mulher sobre como deve recorrer caso sofra violência, a ação promove uma cultura de paz. “A APMP reforça o apoio a esta importante campanha e a qualquer outra que tenha a finalidade de diminuir a violência e a criminalidade”, destaca.
A campanha tem a parceria de várias entidades, como a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI) e Associação Piauiense do Ministério Público (APMP).