Associação Piauiense
do Ministério Público

MPPI empossa três novos Promotores de Justiça

Três novos Promotores de Justiça foram empossados nesta quarta-feira, 8 de fevereiro. Jaime Rodrigues Dalencar, Yan Walter Carvalho Cavalcante e Naíra Junqueira Stevanato foram empossados como Promotores de Justiça substitutos do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), durante sessão solene realizada na Sede Leste da instituição ministerial.

“Ingressar na carreira ministerial é enxergar, entender e visibilizar os invisíveis, fazendo o melhor na diária batalha travada contra a injustiça social, a indiferença, a corrupção e as precariedades. O ingresso de Vossas Excelências renova o MPPI em esperança e anima a todos a continuar nessa batalha que é árdua, mas igualmente gratificante”, disse o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura, durante a solenidade.

Além do PGJ-PI, compuseram a mesa de honra: o Corregedor-Geral do MPPI, Procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro; o Subprocurador-Geral de Justiça Institucional do MPPI, Hugo de Sousa Cardoso; a Ouvidora do MP, a Procuradora de Justiça Teresinha Borges; a Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, a Promotora de Justiça Cláudia Seabra; e o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), o Promotor de Justiça Mário Normando.

A cerimônia de posse contou com a presença de familiares e amigos dos empossados e dos integrantes da instituição ministerial. Após ingressarem em plenário, os Promotores de Justiça acompanharam a execução do Hino do Estado do Piauí, assistiram aos vídeos institucionais e participaram dos tradicionais ritos solenes de posse.

Os novos membros do MPPI também participaram dos atos de imposição das becas (vestes usadas pelos membros do Ministério Público em sessões de julgamento e ocasiões solenes), juramento, assinatura dos termos de posse e recebimento das identidades funcionais.

“Eu conheci o Ministério Público ainda na graduação. Tive a oportunidade de ser estagiário desta casa, nos anos de 2013 e 2014. Desde então, fiquei muito impressionado com a atuação judicial e extrajudicial da instituição, com o papel que ela tem de realmente transformar e mudar a realidade, de ser um fator de mudança social, e isso me encantou”, disse Yan Walter.

A Secretária-Geral do MPPI, Everângela Barros, fez a leitura dos termos de posse. Os termos foram assinados pelos empossandos e pelo PGJ-PI perante a mesa de honra, após o juramento, conduzido por Yan Walter.

Na parte final da solenidade, ocorreram os pronunciamentos. O primeiro a falar foi o Promotor de Justiça substituto Jaime Rodrigues, em nome dos novos integrantes do MPPI. Depois, fizeram o uso da palavra: Luís Francisco Ribeiro, Cláudia Seabra e Mário Normando. O PGJ encerrou os pronunciamentos protocolares.

O empossado Jaime Rodrigues Dalencar destacou os planos para o futuro. “Foi uma cerimônia muito bonita. Pensamos muito no futuro no Ministério Público, na nossa atuação. Estamos ansiosos pelo curso de formação, que vai ser mais um aperfeiçoamento para a vida”, disse. Naíra Junqueira Stevanato, por sua vez, falou sobre a honra de passar a integrar o MP, uma instituição indispensável à sociedade, segundo a nova integrante do MPPI.

Fonte: Comunicação MPPI