Três novos promotores de justiça tomaram posse nos quadros do Ministério Público do Piauí nesta semana. São eles Emanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, Hugo Eugênio Ferreira Gouveia e Lenara Natista Carvalho Porto.
Os promotores de justiça substitutos vêm reforçar o deficitário quadro de membros do Ministério Público do Piauí, já que no Estado o número de promotores é bem inferior à real necessidade nos municípios. Tal fator tem dificultado a prestação ministerial.
“O Ministério Público não tem razão de ser se não existir uma sociedade para servir. Nós encontramos nossa força e credibilidade no relacionamento com a sociedade. Portanto, aconselho-vos a conquistar as sociedades destinatárias de seu trabalho, saindo de seus gabinetes, dialogando com os vários atores sociais, respeitando as demais Instituições, e sendo exemplo de conduta e decoro, porque é isso que as pessoas esperam de nós”, disse a procuradora geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima.
Os novos promotores de justiça passarão por um estágio de adaptação antes de se instalarem em suas comarcas. O estágio é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Piauí (Ceaf) e teve início com palestra proferida pelo presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, com o tema “O perfil do Ministério Público”.