A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) vem manifestar a sua IRRESIGNAÇÃO com a forma com que o Portal 180 Graus veiculou notícia com o título “O que pesa contra cada candidato a Procurador Geral?”.
A própria notícia revela que as constatações da reportagem seriam baseadas em conversas de bastidores e relatos de pessoas que transitam pelos corredores da Procuradoria Geral de Justiça. Essa revelação na própria reportagem atesta que o seu conteúdo é baseado em boatos, revestindo-se de inegável conteúdo especulativo e, pior, revelando fatos sobre candidatos sem que, ao menos, como mandam os princípios básicos da ética jornalística, sejam ouvidos os diretamente interessados.
Não se concebe que uma notícia seja publicada e, após o estrago na imagem causado, seja o citado profissional ouvido para tentar esclarecer o fato, pois todos são sabedores de que uma retratação futura ou uma nota posterior não são suficientes para reparar os danos à imagem sofridos.
A importância desta eleição não condiz com a condução de informações baseadas em boatos, mas com a discussão séria de propostas que revelem a intenção de cada candidato em ocupar posto de tamanha relevância.
Atenciosamente
Paulo Rubens Parente Rebouças
Presidente da APMP-PI