Associação Piauiense
do Ministério Público

Caso Castelinho vai a júri popular

O ex-coronel José Viriato Correia Lima, o soldado Francisco Moreira do Nascimento e a viúva Ana Zélia Correia Lima vão a júri popular nesta quinta-feira (24), no Fórum Cível Criminal de Teresina. Os réus são acusados pela morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, conhecido como Castelinho, ocorrida em 1999. O julgamento iniciou por volta das 9 horas e deve ocorrer durante todo o dia.
 
Ana Zélia, esposa da vítima, e o coronel Correia Lima são apontados pela acusação como mandantes e autores intelectuais do homicídio de Castelinho. O soldado Francisco Moreira do Nascimento é acusado de ser o executor.  A vítima foi abordada durante uma caminhada e executada com um tiro na nuca.
 
A sessão está sendo presidida pelo juiz Fabrício Paulo Cysne de Novais. O promotor de Justiça Regis Marinho representa o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), atuando na acusação dos réus. Segundo o promotor, a expectativa é que os três sejam julgados conjuntamente ainda hoje.
 
“Já que o processo na fase inicial não foi separado, a expectativa é que o três sejam julgados em conjunto, mas isso ainda será decidido e pelo menos um será julgado ainda hoje. Após serem ouvidas todas as testemunhas  e os réus, teremos cerca de 4 horas e 30 minutos para fazer a acusação. E vamos utilizar todo esse tempo para mostrar que todos devem ser acusados”, explica o promotor.
 
Ao todo, 23 testemunhas deveriam ser ouvidas durante o julgamento, mas três foram dispensadas pelo juiz após pedido da defesa (duas das testemunhas são advogadas dos réus e a outra é filha do coronel Correia Lima). As testemunhas de acusação já foram ouvidas, com duas ausências justificadas, e, neste momento, estão sendo ouvidos depoimentos das testemunhas de defesa.