No auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, estudantes e profissionais do meio jurídico participam do I Simpósio de Palestras sobre o Tribunal do Júri, que iniciou nesta quinta-feira (12) e segue com atividades até sábado (14). O evento é uma realização da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) e Instituto dos Advogados Piauiense (IAP).
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças,esteve presente no primeiro dia de evento e destaca a importância da atuação do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) no Tribunal do Júri.
“Não podemos esquecer que o Tribunal do Júri trata do bem mais precioso que possuímos: a vida. É no momento do Júri que vamos defender o verdadeiro valor que damos à vida. Por isso, a estratégia que devemos usar é sempre defender aquilo que acreditamos ser a verdade”, ressalta Paulo Rubens.
No primeiro dia de evento, o Simpósio contou com uma mesa de discussão com juízes do Tribunal do Júri, além de palestras com temas como Oratória Forense, Surgimento do Tribunal do Júri e a Influência da Mídia no Julgamento dos Crimes Dolosos Contra a Vida, por exemplo. Além de diversas palestras, o evento contará, também, com a realização de quatro júris simulados com a participação de alunos, professores e convidados.
Ao todo, mais de 10 palestrantes participam do Simpósio, entre eles o promotor de Justiça associado João Malato Neto. O evento conta ainda com a participação especial de um dos autores do livro "Tribunal do Júri - procedimento especial comentado por artigos", Rogério Sanches Cunha, promotor no Estado de São Paulo, que também realiza sessão de autógrafos. Todos os participantes do Simpósio foram contemplados com um exemplar do livro.