Associação Piauiense
do Ministério Público

Associação defende incremento no orçamento do MP em audiência na Alepi

Membros do Ministério Público, juntamente com representantes dos poderes públicos do Estado, participaram, nesta terça-feira (8), de audiência pública no auditório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para discutir a Lei Orçamentária 2017.

De acordo com a proposta orçamentária, os gastos do Governo do Estado devem ultrapassar R$ 9 bilhões no próximo ano. Parte deste valor – R$ 6,9 bilhões – será destinado para os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, entre eles, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado.

"Nós, enquanto representantes dos promotores e procuradores, juntamente com outros membros do Ministério Público, temos buscado garantias e recursos, para modernização e melhoria da estrutura, bem como, a contratação de profissionais, o que certamente implica diretamente em um melhor atendimento à sociedade”, destaca o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Glécio Setúbal.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, também destacou a necessidade de melhorias para o Ministério Público Estadual. “Comparado à outras instituições públicas, nosso orçamento está bem abaixo. Continuamos com a mesma quantidade de membros e atuando nas mesmas comarcas, sem uma melhor estrutura de trabalho. Precisamos rever essas questões e melhorar isso”, declara.

A reunião também contou com a presença de representantes do Tribunal de Contas, entidades civis, parlamentares, secretarias estaduais, sindicatos, professores, estudantes, dentre outros. Antes de ser aprovado, o Orçamento de 2017 deve passar por duas comissões da Alepi. A previsão de votação é para o dia 18 de dezembro.