Foram inauguradas as novas instalações do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), nesta sexta-feira (16), na zona Leste de Teresina. A solenidade, que contou com apresentações artísticas e aconteceu sob as bênçãos do Padre Tony Batista, reuniu promotores, procuradores, juízes e demais convidados.
Após o desenlace da fita e do descerramento da placa do órgão, houve a solenidade de entrega das homenagens. A primeira comenda, a Medalha de Honra ao Mérito Correicional, foi entregue a ex-Corregedores-Gerais do MP que ainda estão em atividade ministerial. Já a Medalha do Mérito “Darcy Fontenelle de Araújo” foi entregue a pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica e ao Ministério Público.
Glécio Setúbal, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), declarou que a sede qualifica o atendimento à população. “Qualquer nova obra inaugurada é importante para a Instituição. Esta, no entanto, tem uma importância ímpar, já que dá mais qualidade de trabalho, dignidade no exercício da função e mais visibilidade, que o Ministério Público necessita. Demonstramos, com essa sede, mais força e mais independência. E, claro, agora podemos melhor receber a população, para quem trabalhamos todos os dias”, afirma.
No prédio funcionarão as Promotorias de Justiça da capital, além do Procon, Centros de Apoio Operacional, Corregedoria-Geral, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), Ouvidoria, Colégio de Procuradores e Conselho Superior. A nova sede é localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, 911, Bairro de Fátima, zona Leste da Capital.