O Ministério Público do Estado do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (02), o evento “Amigas e Amigos do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher”. Durante a solenidade, que aconteceu Procuradoria-Geral de Justiça, personalidades que apoiam o Ministério Público na causa receberam uma homenagem do órgão.
A entrega do certificado “Amigas e Amigos do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher” foi idealizado pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher vítima de violência doméstica e familiar , o NUPEVID.
Entre as personalidades homenageadas estão a secretária estadual de Educação, Rejane Dias; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o comandante da Polícia Militar no Piauí, coronel Carlos Augusto e a diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, delegada Eugênia Villa.
O coordenador do NUPEVID, promotor Francisco de Jesus, agradeceu aos homenageados pela parceria e destacou o trabalho realizado nas escolas na conscientização de educação dos jovens sobre a importância da não violência.
"O objetivo do nosso evento é, principalmente, agradecer as instituições e as pessoas parceiras nesse enfrentamento à violência contra a mulher, em especial, àquelas que sobremaneira contribuíram e contribuem com o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público. Quero em primeiro momento agradecer à secretária de Educação Rejane Dias, à Natali Oliveira e à professora Amparo pelo trabalho que executam com o projeto 'A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência e construindo o diálogo'; aos representantes da Polícia Civil, que são os primeiros a ter contato com as mulheres vítimas de violência e à todos que nos ajudam nesta luta", diz o promotor Francisco de Jesus.
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Glécio Setúbal, diz que o evento realizado hoje representa o sucesso do NUPEVID no trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher.
"O NUPEVID está de parabéns, pois já vem desenvolvendo há alguns anos um excelente trabalho, não só no combate à violência contra a mulher, mas também na conscientização do homem de que ele não pode agredir a sua parceira. Com esse trabalho que vem sendo executado nas escolas, o núcleo está ensinado a evitar a violência. Então esse evento de hoje é o ápice dentro do NUPEVID, porque de fato mostra que o trabalho tem dato resultado e que isso é o mais importante dentro da nossa sociedade", declara o presidente da APMP.
Alunos de escolas públicas e privadas onde o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas vem sendo executado também participaram do evento.
Confira a lista completa dos homenageados:
Antônio Francisco Gomes de Oliveira.
Carlos Augusto Gomes de Souza
Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra
Coordenadoria de Comunicação Social do MPPI
Denilson Gomes da Silva
Élyda Mary de Carvalho Linhares
Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa
Firmino da Silveira Soares Filho
Haldaci Regina da Silva
Itanieli Rotondo Sá
Izânio Façanha
José Olindo Gil Barbosa
Josilene Alves Dias
Karla Virgínia Soares Cavalcante de Oliveira
Lia Medeiros do Carmo Ivo
Lindomar Castilho Neto
Macilane Gomes Batista
Marcela Castro Barbosa
Maria do Amparo Veloso Chaves de Sousa
Maria Regina Sousa
Natalli Oliveira
Raquel de Nazaré Pinto Costa Normando
Rejane Ribeiro Sousa Dias
Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães