Promotores e procuradores de justiça de todo o Piauí escolheram nesta sexta (12) Cláudia Seabra, Elói Júnior e Cleandro Moura para comporem a lista tríplice de onde sairá o próximo procurador ou procuradora-geral de Justiça do Piauí para o biênio 2015-2017. Todos os 166 membros aptos votaram.
Cláudia obteve 91 votos; Elói recebeu 78; e Cleandro, que empatou com Eny Marcos em 70 votos, entrou para a lista pelo critério de tempo de serviço público estadual. Os outros candidatos, Luís Francisco e Maurício Souza, tiveram 64 e 26 votos, respectivamente.
Agora, a lista tríplice formada será encaminhada ao governador do Estado, Wellington Dias, que terá o prazo de 15 dias para indicar o nome do próximo ou próxima chefe do Ministério Público. Tradicionalmente, Wellington sempre escolheu o mais votado. A maioria dos membros do MP defende a manutenção dessa prática.
"A eleição deste ano foi marcada por intenso debate. A candidata Cláudia Seabra está de parabéns. Esperamos que a vontade majoritária do eleitor seja respeitada e que o governador indique a mais votada", pontua Paulo Rubens Parente Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP).
A eleição da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí foi realizada por meio de urna eletrônica, de 9h às 15h. O próximo procurador ou procuradora-geral assume o lugar de Zélia Saraiva Lima, que comanda a Procuradoria Geral de Justiça do Piauí desde 2011 e deixará a função no dia 15 de julho.