O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e da União (CNPG) deu início ao processo eleitoral para a escolha de candidatos ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O assunto foi discutido na última terça-feira (16) durante a última reunião de 2014.
Em 2015, haverá renovação obrigatória de duas das três vagas destinadas aos representantes dos Ministérios Públicos estaduais no CNMP, já que os conselheiros Jarbas Soares Júnior e Alessandro Tramujas Assad concluem o segundo mandato.
O conselheiro Marcelo Ferra de Carvalho, que exerce seu primeiro mandato, concorre à recondução. Após a eleição nos Estados, cabe aos membros do CNPG escolherem, entre os eleitos, a lista tríplice a ser encaminhada ao presidente do CNMP, Rodrigo Janot.
Na reunião, o CNPG decidiu ainda que o regulamento para eleição da lista tríplice será aprovado no próximo encontro do colegiado, marcado para o dia 26 janeiro de 2015. Na oportunidade, será elaborada uma proposta de regulação a ser apreciada pelo Conselho.
Com informações da Conamp