Associação Piauiense
do Ministério Público

Conamp quer que Reforma da Previdência garanta direitos de membros do MP

 
 
Em reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), realizada nessa quarta-feira (24), um dos itens debatidos foi a mobilização da entidade para resguardar os direitos dos membros ativos e inativos do Ministério Público em relação à Reforma da Previdência (PEC 06/19).
 
O grupo de trabalho da Conamp que acompanha a matéria elabora estudos e coordena as atividades de comunicação, além de participar de reuniões conjuntas com a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
 
Na última terça (23) a Conamp, junto com as associações da Frentas, assinou nota contra o sigilo de documentos, pareceres e estudos que embasam a proposta da Reforma da Previdência. A Associação também tem dialogado com parlamentares, bem como tem elaborado sugestões de emendas à proposição.
 
As emendas discutidas pelas entidades apontam os seguintes temas: regime de transição para os servidores que ingressaram até dezembro de 2003 e para aqueles que ingressaram entre 2004 e 2014; regime de pensões; regime de acumulação entre aposentadorias e pensões; aposentadoria por incapacidade; alíquotas previdenciárias (supressão do modelo de alíquotas extraordinárias, progressivas e/ou escalonadas); preservação, em caráter permanente, do valor real dos benefícios; garantias mínimas do Regime Próprio de Previdência do servidor público; e termos de abertura do prazo de migração para o Regime de Previdência Complementar.
 
Com informações da Conamp.