Com o objetivo de aprimorar o desempenho dos membros e servidores sobre as atividades Tribunal de Júri, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento e a Associação Piauiense do Ministério Público realizaram, nesta sexta-feira (7), o curso “Tribunal do Júri”. Ministrado pelo professor, Márcio Augusto Friggi, membro do Ministério Público de São Paulo, o curso contou com a participação de 92 inscritos.
Durante a palestra, que segue até às 18h de hoje (7), o professor enfatizou que o trabalho no Tribunal do Júri começa no momento em que o promotor tem notícia do crime. O ideal é que o promotor compareça ao local, o que normalmente não é possível nos grandes centros, mas é viável em comarcas menores.
“É fundamental o exercício do controle externo da autoridade policial pelo Ministério Público. Controle externo não é saber se o delegado chega no horário, mas acompanhar se há um bom trabalho, materializado nos inquéritos policiais”, frisa.
A Promotora de Justiça Débora Geane Aguiar, que representou a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) no evento, ressaltou a oportunidade de troca de experiências com o palestrante. “É um prazer receber o professor Márcio em nossa cidade. O curso é de suma importância para todos os promotores de Justiça e esperamos aplicar essas orientações em oportunidades futuras”, comenta.