Associação Piauiense
do Ministério Público

Definida lista tríplice de candidatos ao cargo de Procurador-Geral‏ do MP-PI

 

Foi definida, nesta sexta-feira (14), a lista tríplice que será enviada para que o governador Wilson Martins defina o nome do novo procurador-geral de justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). A eleição entre os quatro candidatos que concorriam à lista tríplice resultou na indicação dos promotores Zélia Saraiva Lima, Elói Pereira de Sousa Júnior e Hugo de Sousa Cardoso.

Compareceram à eleição 143 membros do Ministério Público e cada um deles poderia votar em um, dois ou três candidatos.  A comissão responsável pela apuração dos votos encerrou as atividades e anunciou o resultado por volta das 15 horas. A disputa entre os candidatos terminou da seguinte forma: Zélia Saraiva Lima  (105 votos), Elói Pereira de Sousa Júnior (70 votos), Hugo de Sousa Cardoso (65 votos) e Luís Francisco Ribeiro (64 votos).

A partir de agora, a lista com o nome dos três candidatos mais votados será encaminhada ao governador Wilson Martins, que tem o prazo de 10 dias para nomear o Procurador-Geral de Justiça. Caso ele não se manifeste até o fim desse período, a candidata mais votada ocupará o cargo.

O promotor Paulo Rubens Parentes Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), avaliou a eleição como tranquila e destacou as qualidades dos candidatos eleitos para a lista tríplice. "São três profissionais que representarão muito bem a instituição no próximo biênio. Independente da definição do governador, o MP já estará em boas mãos", afirmou Paulo Rubens.

Ainda nesta sexta-feira, a APMP enviou um ofício ao governador Wilson Martins defendendo a nomeação do candidato mais votado na lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. "A associação assumiu o compromisso histórico de defender o candidato mais votado por acreditar ser esta a medida que reflete o desejo da maioria dos membros do Ministério Público piauiense", finalizou Paulo Rubens, enfatizando que a candidata mais votada obteve 72% dos votos possíveis, contra 48% e 45% dos outros integrantes da lista tríplice.

Saiba mais sobre cada um dos componentes da lista

Elói Pereira de Sousa Júnior: 

Atual titular da 48ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem atuação junto à Vara de Execuções Penais. Foi admitido na carreira do Ministério Público no ano 1996, somando 17 anos de atuação. Também foi titular de Promotorias de Justiça em Ipiranga, Inhuma, Jaicós e Picos.

Hugo de Sousa Cardoso:

Titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação perante os Feitos da Fazenda Pública. Há dois anos trabalha, também, como auxiliar da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi admitido como Promotor de Justiça em 1988, somando 25 anos de carreira ministerial.

Zélia Saraiva Lima

Exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição e a primeira eleita pela categoria.