Em Picos, mais duas importantes condenações mostram o trabalho da Justiça e a coragem e consciência dos jurados diante de casos graves. Na última quarta-feira (2), o Tribunal do Júri Popular, condenou o réu Pedro Zacarias da Silva a uma pena de 35 anos de reclusão, pelo assassinato de Rauilson Manoel de Sousa e tentativa de homicídio de Maria da Conceição de Sousa Xavier.
O crime aconteceu no dia 24 de agosto de 2015, no município de Sussuapara. O réu, que se encontra em prisão preventiva, confessou ser o autor dos disparos e afirmou ter agido em legitima defesa.
O réu Lúcio Hélio de Barros foi condenado no dia 24 de novembro, pelo Tribunal do Júri, a uma pena de 12 anos de reclusão- a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, pela tentativa de homicídio duplamente qualificado, de Francisco Edson de Sousa Oliveira, na zona rural de Picos.
Ocorrido no dia 20 de julho de 2013, o crime teve motivação fútil, pois o acusado disse que a vítima o teria dedurado à polícia e tentara roubar objeto de sua residência.
Em ambos os julgamentos o Ministério Público Estadual (MP-PI) foi representado pela promotora de Justiça Itanieli Rotondo, que sustentou integralmente as acusações e pediu pela condenação dos réus.