Foram empossados, nesta sexta-feira (10), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, os membros eleitos para o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Piauí.
Os procuradores de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes, Raquel Costa Normando, Luís Francisco Ribeiro e Aristides Silva Pinheiro tomaram posse durante reunião presidida pela Procuradora Geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima.
A conselheira Martha Celina de Oliveira Nunes representou os demais empossados na solenidade. “O Conselho Superior tem a missão de contribuir para o engrandecimento e o aperfeiçoamento do Ministério Público. Desse modo, o exercício do mandato de um conselheiro é um grande desafio para cada um de nós, e assumimos o compromisso de desempenhá-lo com zelo e presteza”, diz.
Para o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, o Conselho Superior do Ministério Público tem se pautado pela intensa produtividade, pela celeridade na apreciação de remoções e promoções e, sobretudo, na segurança dos processos de movimentação na carreira, adotando critérios objetivos.
O CSMP é constituído por seis membros, sendo dois natos (o Procurador Geral de Justiça e o Corregedor Geral do Ministério Público) e quatro eleitos para exercer mandato de dois anos. O Conselho é responsável por fiscalizar a atuação do Ministério Público, bem como zelar por seus princípios institucionais.