O Ministério Público do Piauí promoveu, no dia 7 de dezembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, audiência pública para discutir a crise do sistema prisional piauiense. À frente dos trabalhos estiveram os promotores de justiça Elói Pereira de Sousa Júnior, Leida Maria de Oliveira Diniz e Myrian Lago Rocha.
Membros do MP que atuam na área criminal participaram do evento, além de representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica. Os idealizadores do encontro argumentam que as condições aviltantes a que estão submetidos os detentos provocam rebeliões e mortes.
A audiência serviu para elaborar uma análise crítica dos problemas enfrentados nas prisões do Piauí e instigou os órgãos e entidades presentes a trabalharem, de forma conjunta, na proposição de soluções.
O evento contou com a presença do corregedor-geral de justiça do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim; do secretário de Justiça do Estado, Henrique Rebelo; do membro do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro, Taiguara Libano Soares e Souza; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí.