Associação Piauiense
do Ministério Público

Ex-prefeito de Canto do Buriti tem os bens bloqueados após ação do MP

O ex-prefeito de Canto do Buriti, Nilmar Valente de Figueiredo, teve os bens bloqueados por improbidade administrativa após ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

A ação civil tem como objetivo o ressarcimento dos danos aos cofres públicos, que somam quase R$ 3 milhões. As despesas eram realizadas sem licitação e de forma fragmentada, incluindo a aquisição de combustíveis e lubrificantes e serviços como manutenção de estradas vicinais, engenharia e transporte escolar. As irregularidades foram constatadas no exercício financeiro de 2011.

“Os atos foram amplamente comprovados, especialmente pelas provas fornecidas pelo relatório do Tribunal de Contas do Estado”, ressalta o promotor Márcio Carcará.

Além do ex-prefeito Nilmar Figueiredo, o então gestor do Fundo Municipal de Saúde de Canto do Buriti e atual prefeito de Tamboril, Benjamin Valente Filho; a gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Simoni Suely Chaves Valente Soares; e a então gestora da Câmara Municipal, Maria do Socorro de Moura Chaves Carvalho, também tiveram seus bens bloqueados.