Associação Piauiense
do Ministério Público

Fórum de Corrente é arrombado pela nona vez em dois anos

 
 
 
Arrombado pelo menos nove vezes em dois anos, a situação do Fórum do município de Corrente, que fica no Extremo Sul do Piauí, preocupa o promotor de Justiça Rômulo Cordão, que responde pela região.
 
A última vez que o Fórum sofreu a ação de bandidos foi no último dia 14. Dessa vez, os criminosos escreveram em um computador e no chão do local, usando pólvora apreendida, a frase “PCC: nós vamos voltar”.
 
Nas outras vezes em que invadiram o Fórum, os bandidos queimaram processos, furtaram drogas e armas apreendidas que se encontravam guardadas no local, dentre outras ações criminosas.
 
 
De acordo com o promotor Rômulo Cordão, o Fórum, alocado com um prédio antigo, não conta com qualquer estrutura de segurança e de acessibilidade a pessoas com deficiência.
 
“O Fórum não tem cerca elétrica nem muro alto, sem câmeras de vigilância, segurança armada ou vigia. Ou seja, o prédio é velho e completamente abandonado”, endurece Rômulo.
 
 
Além disso, segundo o promotor, as condições de trabalho no Fórum são insalubres, já que o local conta com infiltrações, iluminação precária, banheiros deteriorados e outros problemas.
 
 
“Não é só o problema de segurança. É um problema moral. A comunidade de Corrente está insegura e preocupada e quer uma solução urgente para a situação”, assinala Rômulo Cordão.
 
 
O promotor de Justiça instaurou um procedimento investigatório para apurar a situação do Fórum e requisitou perícia do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância sanitário no local.
 
 
Rômulo também encaminhou cópia do procedimento, buscando providência, para o Tribunal de Justiça do Piauí e a Corregedoria Geral do TJ-PI, Procuradoria Geral de Justiça do Piauí e Corregedoria Geral do Ministério Público do Piauí, Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), OAB-PI, Sindicato dos Servidores da Justiça, Defensoria Pública Geral, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), dentre outras entidades.
 
PCC
 
O PCC, ou Primeiro Comando da Capital, é a maior organização criminosa do Brasil, com ramificações em países como Bolívia e Paraguai, e comanda diversos atos criminosos em vários estados.