Associação Piauiense
do Ministério Público

II Semana do Ministério Público Piauí debate problemas sociais

 

 
 
O Ministério Público do Piauí promoveu, do dia 27 a 30 de novembro, promoveu a II Semana do Ministério Público, com o tema “Em prol das comunidades e dos direitos sociais”, debatendo a infância e a juventude, o combate à corrupção, responsabilidade fiscal, combate às drogas e gestão de resíduos sólidos. Integrado ao evento, foi promovido, também, curso sobre persecução penal, organizado pela equipe da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
 
A programação contou com palestras de renomados juristas como o procurador de justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do Ministério Público do Paraná, tratando sobre a problemática do ato infracional e a infância e juventude.
 
O promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de Santa Catarina, também participou do evento e é reconhecido por seu trabalho à frente da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, cujo objetivo é sensibilizar as comunidades, fomentando a cultura da honestidade no dia a dia.
 
O promotor Carlos Eduardo Seabra, do Ministério Público de Pernambuco, falou sobre o papel do Ministério Público, demais órgãos e sociedade no combate às drogas.
 
Tratando sobre a gestão dos resíduos sólidos no Piauí, foi realizada, ainda, durante o evento, uma mesa redonda conduzida pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP-PI. O controlador-geral do Estado, Antônio Luís Medeiros de Almeida, ministrou palestra sobre a responsabilidade fiscal na gestão pública, e o especialista Alex Sandro Lial Sertão falou sobre previdência no serviço público.
 
A II Semana do Ministério Público foi encerrada com o curso sobre persecução penal em crime de homicídio, oferecido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), e do qual participaram, além de membros e servidores do Ministério Público, delegados, peritos, defensores e juízes convidados.
 
A procuradora-geral de justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, falou sobre a importância da capacitação para os membros do Ministério Público. "Acredito que uma instituição só evolui se evoluirmos com ela. O segredo para um bom desempenho é continuar aprendendo e buscando novos conhecimentos e oportunidades para desenvolver cada vez melhor o trabalho”, destacou.
 
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, afirmou que O Ministério Público tem se destacado na defesa dos direitos sociais mesmo com as dificuldades impostas pelo ambiente e pelas restrições orçamentárias.
 
"O engrandecimento do Ministério Público se deve ao cotidiano e incansável trabalho de seus membros, sobretudo nas mais distantes Promotorias onde o promotor atende aos cidadãos comuns. O promotor de justiça é, sem dúvida, um verdadeiro doutor da cidadania, ferramenta que, bem usada e de forma humanizada, garante dignidade para as pessoas", ressaltou Rubens.
 
Também participaram do evento o vice-governador do Estado, Antônio José de Moraes Souza Filho; a presidente do Tribunal de Justiça, Eulália Pinheiro; o subprocurador-geral de justiça, Alípio de Santana Ribeiro; a corregedora-geral do Ministério Público, Rosangela de Fátima Loureiro Mendes; a ouvidora do Ministério Público, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues; o procurador-geral do município de Teresina, José Wilson Ferreira de Araújo Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Sigifroi Moreno.