Associação Piauiense
do Ministério Público

Instituto Innovare avalia projetos de combate à violência contra a mulher no Piauí

Nesta sexta-feira (17), o consultor do Instituto Innovare, Rafael Cavalcante, visitou a sede do Ministério Público do Piauí para conhecer e avaliar as ações desenvolvidas pela instituição no combate à violência contra a mulher. Os projetos, coordenados pelo promotor Francisco de Jesus Lima, concorrerão ao Prêmio Innovare 2015 na categoria Ministério Público.

De acordo com Rafael Cavalcante, cerca de 400 projetos estão participando desta edição do prêmio. O consultor explica quais aspectos são considerados pelo Instituto para que um projeto concorra ao prêmio.

“São fatores como baixo custo, alcance social e a viabilidade de o projeto ser implantado em qualquer parte do Brasil e do mundo. O projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Piauí contempla esses e outros fatores e, sem dúvida, é um dos fortes concorrentes para esta edição”, frisa Rafael Cavalcante.

O promotor Francisco de Jesus Lima destaca os projetos que estão inscritos para concorrer ao prêmio. “Temos o banco de dados iPenha, que objetiva mapear a violência doméstica no Piauí; a Lei Maria da Penha nas escolas, que leva igualdade de gêneros e educação não sexista a todas as escolas públicas do Piauí; o Laboratório Maria da Penha, que capacita futuros profissionais de várias áreas para a aplicação da norma e a interiorização da Lei Maria da Penha, que vem expandindo a adoção de políticas locais para enfrentamento da violência contra a mulher”, enfatiza.

O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.