Associação Piauiense
do Ministério Público

Ministério Público do Piauí recebe V Programa Nacional do GNCOC

 

 
 
A Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), recebeu, do dia 15 a 19 de outubro, o V Programa Nacional da Escola do grupo Nacional de Combate ás Organizações Criminosas (GNCOC). O evento foi realizado na sede da PGJ-PI.
 
A Escola do GNCOC é uma entidade itinerante, que promove eventos nas diversas unidades do Ministério Público Brasileiro. O programa veio ao Piauí como resultado de um esforço da Procuradoria-Geral de Justiça e dos promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
 
Os profissionais que ministraram as palestras foram cedidos pelos Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. A Polícia Civil também colaborou com a exposição de palestras.
 
“Criminologia da corrupção policial. O controle externo das atividades policiais pelo MP e a inteligência criminal relativa à criminalidade organizada”; “Aspectos práticos operação do sistema Guardião”; “A Inteligência como ferramenta à investigação criminal”; dentre outros, foram alguns dos temas debatidos no evento.
 
Dentre os palestrantes, estiveram o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago André Pierobom de Ávila; o delegado de Polícia de Classe Especial e coordenador do Núcleo de Inteligência, Alessandro Gonçalves Barreto; o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Fábio Galindo; o procurador de Justiça e coordenador do GAECO do Ministério Público de Minas Gerais, André Ubaldino Estevão, dentre outros.
 
O presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, afirmou que o curso, oferecido exclusivamente aos promotores de Justiça, foi importante para promover o aprimoramento da atuação dos membros do Ministério Público do Piauí no combate a essa modalidade de crime.