Pesquisa realizada pelo curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) relativa ao primeiro trimestre de 2015 aponta que o Ministério Público Brasileiro é a terceira instituição mais confiável na opinião da população brasileira. Com um índice de confiança de 45% (empatado com a Imprensa Escrita), o MP fica atrás apenas das Forças Armadas (68%) e da Igreja Católica (57%).
A pesquisa – inserida no Índice de Percepção do Cumprimento da Lei no Brasil (IPCL Brasil), que é realizado desde 2009 pela FGV – tem como objetivo medir, de forma sistemática, a percepção dos brasileiros em relação ao respeito às leis e às determinações de algumas autoridades que estão diretamente envolvidas com o cumprimento dessas leis no país.
Na pesquisa, foram ouvidas 1.650 pessoas, nos estados de Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Para o presidente da Associação do Ministério Público do Piauí (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, esses dados demonstram o valor do MP para a sociedade, denotando sua importância na condução e formação da cidadania.
“Esta pesquisa retrata como o Ministério Público exerce importância no crescimento social do país. Cada membro e servidor desta instituição preza pelo bem social de toda a nação. Ter isto comprovado por um órgão sério e de credibilidade como a Fundação Getúlio Vargas muito nos enobrece, pois o nosso dever é garantir a cidadania de cada indivíduo brasileiro”, afirma Paulo Rubens.