Com o objetivo de criar uma cultura de paz entre os jovens, o Ministério Público do Piauí lançou nesta segunda-feira (15) no município de Demerval Lobão a campanha “Conte até 10: Paz. Essa é a atitude”. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com apresentações culturais e palestras de conscientização sobre a violência.
Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a campanha nacional foi desenvolvida em decorrência de dado do Mapa da Violência de 2013, divulgado pelo Ministério da Saúde, que aponta que 39,3% dos homicídios de jovens entre 15 e 24 anos são cometidos por motivos banais.
Em Demerval Lobão, a ação é coordenada pela promotora de Justiça Ana Isabel Alencar, que explica que "o propósito do Ministério Público é levar a campanha "Conte até 10" a todas as cidades piauienses, trabalhando a conscientização dos jovens sobre a importância de fomentar a boa convivência e a tolerância".
Para o promotor Paulo Rubens Parente Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), entidade que apoia a campanha, “a tolerância é necessária em todas as idades e a campanha é importantíssima nesse processo de conscientização. Mas também é necessário apoio do Poder Público. É preciso maior acesso à cultura, lazer e esporte para que esses jovens não queiram entrar na criminalidade”, ressalta o presidente.
A campanha "Conte até 10" será realizada com os alunos a partir de uma cartilha de atividades aplicada por professores e coordenadores pedagógicos das escolas. O material é dividido em quatro temas: Vida e Morte – A valorização da vida; Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente; Violência nas Escolas – Bullying; e Enfrentando à Violência nas Escolas.
Nos dias 18 e 19 de setembro, a campanha “Conte até 10” será lançada no município de Parnaíba e no dia 19 de setembro em Piracuruca.