Na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, promotores e servidores participaram de palestra sobre combate ao câncer de mama nesta quinta-feira (1º). O evento, em alusão ao Outubro Rosa, é realizado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT).
Durante a palestra, ministrada pelo mastologista Dr. Sabas Carlos Vieira, foram esclarecidas dúvidas sobre o câncer, sobretudo em relação ao câncer de mama. Além de adquirir conhecimento, quem esteve presente na palestra também pode participar do sorteio de um livro.
De acordo com o médico, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o Maranhão como o estado brasileiro que possui o maior índice de mortalidade por câncer de mama. No ranking, o Piauí está em uma posição intermediária e, em Teresina, menos de 50% das mulheres realizam a mamografia, exame que diagnostica a doença.
“O Piauí possui uma incidência de câncer de mama intermediária, por isso, é de extrema importância o esclarecimento da população com campanhas como o Outubro Rosa. Além da divulgação de medidas que podem ser tomadas para diminuirmos o risco de doenças cancerígenas como atividade física regular, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e uma alimentação balanceada”, esclarece Dr. Sabas Vieira.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, o Ministério Público aderiu ao movimento Outubro Rosa visando o bem-estar de todas as mulheres que trabalham na instituição. O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente, que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, com o intuito de conscientizar mulheres de todo o mundo sobre a prevenção do câncer de mama.