Em palestra realizada no último sábado (14), na sede social da Associação Piauiense do Ministério Público, o presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí, Francisco Sousa, falou sobre planejamento e disciplina financeira pessoal e familiar aos associados. O evento foi promovido pela diretoria da APMP.
Sousa afirma que o planejamento ou a falta dele interfere significativamente na vida social e profissional das pessoas e que, para manter o equilíbrio financeiro são necessárias ações diárias pontuais, como não desperdiçar dinheiro com itens supérfluos e não fazer gastos por impulso.
"Para se ter uma poupança, por exemplo, é preciso ter condições e isso passa diretamente pela capacidade de planejamento e readequação de gastos, seja qual for a sua renda", pontua Francisco Sousa.
O presidente do Corecon afirma, ainda, que as questões de ordem financeira também estão ligadas às nossas características psicológicas, refletindo o nosso comportamento e modo de ver o mundo.
“É preciso trabalhar a cultura do planejamento financeiro no seio da família, incentivando a participação de todos. Isso é essencial para controle do orçamento e, consequentemente, para o bem estar financeiro de todos”, finaliza Sousa.
Para a diretoria da APMP, a palestra foi de grande importância para todos, já que fomenta os cuidados com o controle de gastos e canalização de finanças e elaboração de metas que não tragam ônus às pessoas.
Na ocasião, a Associação serviu um café da manhã para os presentes.