Associação Piauiense
do Ministério Público

Promotores se reúnem com deputado e debatem melhorias orçamentárias

 

 
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva, o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, e a promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro, se reuniram, nesta terça-feira (13), com o deputado estadual Odival Andrade (PSB) para pedir o apoio do parlamentar quanto à questão orçamentária do Ministério Público do Estado.
 
Na ocasião, os membros do MP entregaram ao deputado relatório da situação estrutural e financeira do órgão. Para eles, um orçamento destoante da real estrutura e capilaridade do MP prejudica a evolução da institucional, pondo em xeque a prestação de serviço à sociedade.
 
Para 2013, o Governo Executivo propõe R$ 118 milhões para o orçamento do Ministério Público, contra R$ 160 milhões sugeridos pelo órgão. “O valor que pedimos ainda é pouco diante dos problemas enfrentados hoje pelo MPE, mas seria suficiente para que sanássemos boa parte desses problemas, como o da falta de sedes próprias, carência de servidores e a implementação de serviços essenciais, como internet”, destaca Paulo Rubens.
 
A procuradora Zélia Saraiva lembrou que o Ministério Público do Piauí elaborou um planejamento estratégico até o ano de 2022, buscando trazer melhorias para o órgão, mas que o orçamento reduzido compromete a execução de tal planejamento.
 
O deputado Odival Andrade disse ser salutar a reivindicação dos membros do Ministério Público e destacou a importância do órgão para a manutenção do regime democrático e para o bem-estar da sociedade.