A Procuradoria Geral de Justiça do Piauí inaugurou, no dia 30 de janeiro, a sede própria das Promotorias de Justiça do município de União. O novo prédio conta com salas, móveis, equipamentos de ar-condicionado, computadores, estrutura de segurança e outros.
Para a promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho, que atua na Comarca de União desde outubro de 2012, o prédio próprio representa um grande avanço, no sentido de melhorar a prestação jurisdicional à população.
A procuradora geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, pontua que o Ministério Público é uma “nova instituição, que deseja, a cada dia, ser mais reconhecida como autônoma, independente e livre para, de forma imparcial, defender os anseios da sociedade”.
Zélia frisa, ainda, em relação ao nome dado ao prédio das Promotorias de União – promotora de Justiça Teresinha de Jesus Carvalho Luz, que foi atuante na região de União – que a escolha representa uma homenagem à trajetória da mulher tanto no MP como na sociedade.
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, observa que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo MP, a administração superior do órgão tem conquistado melhorias, como o prédio que ora se inaugura em União.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do subprocurador geral de Justiça do Piauí, Luís Francisco Ribeiro; do prefeito de União, Gustavo Medeiros; o vice-presidente da APMP, Albertino Rodrigues; da juíza Elfrida Costa Belleza; promotores e procurados de Justiça; servidores do Ministério Público; dentre outros.