A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva, iniciou, nessa segunda-feira (22), o ciclo de palestras promovido pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi) voltadas para novos juízes. A atividade faz parte da grade curricular do curso de formação para novos magistrados, que possui carga horária de 480 horas/aula. Vinte e cinco juízes recém-empossados estão inscritos no curso.
Zélia Saraiva explanou aos novos juízes a relação entre o Ministério Público e o Poder Judiciário. Para a procuradora, a palestra teve como proposta mostrar aos novos magistrados a importância das duas instituições atuarem em parceria. “É preciso que haja uma relação harmoniosa entre as duas intuições para que os anseios da sociedade sejam atendidos a contento”, destaca Zélia.
O presidente da Esmepi, desembargador Edvaldo Moura, explicou aos novos juízes que, durante o ciclo de palestras, que segue até a próxima sexta-feira (26), oito profissionais passarão pela sala de aula com o objetivo de mostrar as várias instituições que se relacionam com o Poder Judiciário.
“A Esmepi teve a preocupação de trazer as mais variadas instituições para interagir com os alunos do curso de formação dos novos juízes. É algo inédito, que vai contribuir bastante para a formação desses novos magistrados”, finaliza Edvaldo Moura.